A Festa Literária Internacional de Pernambuco (FLIPORTO) foi considerada uma das maiores Festas Literária do Brasil. Sua história, no entanto, começou em 2005, em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca. Surgiu como um evento de pequeno porte e público igualmente reduzido. Cinco anos depois, a FLIPORTO, mudou-se para a histórica cidade de Olinda. O número de visitantes, que antes chegava aos 15 mil, cresceu para mais de 60 mil pessoas.
E é assim que, neste ano, chega-se a 13ª edição desta importante Festa Literária, A FLIPORTO se reinventa que sempre com temas e homenageados diferentes e promove ricos debates em torno da literatura contemporânea mundial, além de gerar um inestimável diálogo das letras com as demais expressões artísticas e culturais.
A FLIPORTO tem como objetivo promover o intercâmbio literário, cultural e artístico e humanístico entre seus participantes, com destaque para os novos caminhos da literatura contemporânea, a ampliação do ramo editorial e o incentivo ao hábito da leitura.
Desta maneira, o evento torna-se um verdadeiro porto literário do Atlântico Sul, estimulando diálogos entre a literatura e as diversas área de interesse para Pernambuco e para o Brasil, além de despertar a atenção e interagir com mercados editoriais internacionais