As noites tropicais de Nelson Motta

O jornalista Nelson Motta veio a Fliporto para lançar seu livro 101 canções que tocaram o Brasil e, compartilhou algumas histórias com o público, numa conversa mediada pelo jornalista AD Luna.

Respeitado como um dos maiores autores dedicados a radiografar a história da música brasileira, Motta contou à plateia da Feira que desejava fazer não apenas uma lista como as várias que usou em sua pesquisa, mas traçar um panorama da história do Brasil, visto a partir de canções que marcaram época.

Dividindo um pouco de sua história, Nelson disse que demorou muito para se apaixonar pela música. Interessado por literatura desde cedo, quando conheceu os livros de Jorge Amado e Fernando Sabino, o jornalista descobriu a veia musical ao ouvir João Gilberto interpretar Chega de Saudade.

Distante da análise e pesquisa musical, Motta tem se dedicado à composição de roteiros e trilhas de teatro musical. São de sua autoria, em parceria com Patrícia Andrade, os musicais de Tim Maia, Elis Regina e Wilson Simonal. Nelson se dedica agora a um musical sobre a história da boate Dancin’ Days, popularizada pela novela de Gilberto Braga.

Deixe uma resposta