Ilustradora argentina premiada com o Jabuti palestra na Fliporto

O curador Cássio Cavalcante entrevistou a autora e ilustradora Anabella López, vencedora do Prêmio Jabuti 2015 de melhor ilustração em livro infantil ou juvenil. Argentina, atualmente residente em Porto de Galinhas, Lopez falou sobre o preconceito que existe contra a literatura infantil e, como para ela, o rótulo é dispensável. “Livros são para pessoas, independente da idade. O que varia é a experiência de leitura”, afirma.

Designer e publicitária, a jovem sentiu desejo de explorar espaços mais autorais e a literatura surgiu naturalmente. “Queria me desvencilhar do lugar da venda de um produto e explorar outras áreas, mas precisava descobrir ainda quais temáticas me interessavam. Segundo a autora, A Força da Palmeira, livro que foi laureado com o prêmio, surgiu a partir da imagem e do desejo de construir uma narrativa muito mais visual do que escrita.

Não ignorando a dificuldade que existe para mulheres que gostariam de ingressar no ramo da ilustração, a artista recomendou arduamente a formação e atualização constantes, e a motivação como principais componentes de sucesso. “É preciso esforçar-se por causa da crença no projeto, e não esperar por prêmios”, completou.

Deixe uma resposta