O mundo contemporâneo com Luciano Porto e Cássio Cavalcante

No primeiro encontro do sábado, o escritor e advogado Luciano Porto, conversou com o curador Cássio Cavalcante sobre as contemporaneidades que regem a identidade social e cultural do povo brasileiro.

A partir de provocações propostas a partir de seu livro “Inovação Social: No Fluxo do Progresso”, estudo dos últimos 30 anos de avanços que concorre ao prêmio Jabuti, Luciano falou sobre o desejo de olhar para o passado e entender quais progressos foram alcançados pela sociedade brasileira, e quais são suas verdadeiras perspectivas de futuro quando questões climáticas, tecnológicas, e éticas, são trazidas à luz.

Cavalcante comenta também sobre a necessidade de se estar atento às questões do contemporâneo, pois são elas que melhor denotam as mudanças de uma sociedade. Em outra nota, o escritor falou sobre a pluralidade da cultura pernambucana, relembrando como “(Pernambuco) em termos de cultura, é forte como nenhum outro” e por isso consegue se apropriar de outras culturas para desenvolver a sua própria.

Os escritores participaram ainda de uma dinâmica que buscou nomes de inovadores nascidos em Pernambuco, como Chacrinha, Francisco Brennand, Paulo Freire, e Chico Science, e discutiu seu impacto nas mais diversas áreas.

Deixe uma resposta