Estreia Fliporto Geek de frente para o mar

As atividades da primeira tarde da Fliporto 2018 começaram com um bate papo com os ilustradores Sandro Marcelo e Helton Azevêdo, mediado pela jornalista Patrícia Guedes. O encontro faz parte da Fliporto Geek, programação especial totalmente dedicada ao universo nerd.

Sandro é criador de mais de 200 personagens que compõem o “Saniverso”, entre eles o Conversor, um soldado da aeronáutica que ganhou poderes de manipulação genética, e o Imortal, “o super-herói de Pernambuco”, enquanto Helton tem se dedicado à criação de cartuns com forte teor político. Os criadores falaram sobre seus processos criativos e a posição do estado no mercado nacional.

“Pernambuco sempre foi celeiro de grandes artistas, mas a maioria deles precisou procurar reconhecimento, inclusive financeiro, em outros países, comenta Helton, e lembra que aqui é rara a abertura comercial para essas produções. Já Sandro, que entrou no universo dos quadrinhos em 2010, comemora o recente sucesso de nomes como André Balaio e Roberto Beltrão, cujo livro O Recife Assombrado serviu como uma das inspirações para o filme homônimo de Adriano Portela.

Numa nota polêmica, ao ser questionado pela plateia sobre a hipersexualizaçao do corpo feminino no universo dos quadrinhos, Sandro defendeu seu próprio trabalho, e comentou que o artista deve se manter fiel ao seu material e àquilo que acredita. “Essas críticas costumam surgir de pessoas que nem mesmo chegaram a ver o material para compreender o contexto”, ressalta o quadrinista.

Deixe uma resposta